Desafios e Vantagens da Sustentabilidade Empresarial

Sustentabilidade Empresarial

A realidade do aquecimento global e todas as mudanças drásticas do clima, onde infelizmente há regiões que quase não se encontra mais água, são apenas alguns dos resultados de toda poluição que terra, água e ar vêm sofrendo constantemente.

São consequências das ações da população e empresas que criam uma enorme barreira para o equilíbrio do meio ambiental. Infelizmente esses índices de poluição são tão grandes, que há regiões em que parte da população tem sido afetada drasticamente e hoje sofre com doenças e patologias, que vai desde problemas respiratórios, há outras enfermidades mais graves.

Como cidadãos e gestores, precisamos nos conscientizar sobre os riscos de todo o acúmulo e produção de lixo no mundo e só através de ações de sustentabilidade que é possível mudar conceitos e transformar a sociedade!

Desafios da sustentabilidade no campo empresarial

O grande desafio encontrado pelas organizações é compreender e inserir as técnicas exatas de sustentabilidade, incorporando-as em seu cotidiano, sendo co-participadores da evolução e do reaproveitamento.

As grandes barreiras ainda são encontradas quando a visão de gestão empresarial fica limitada a observar todas as vantagens do desenvolvimento sustentável em sua própria organização.

Esse desafio é derrotado quando as empresas aplicam em suas atitudes diárias ações duradouras de reciclagem, correção no transporte de resíduos e reaproveitando diversos materiais.

Vantagens da sustentabilidade empresarial

Desafios da SustentabilidadeAs vantagens são ilimitadas. As empresas devem ter atitudes de reaproveitamento de matéria-prima, havendo a diminuição de matéria virgem, tendo a visão de preservar a mata e a flora, mantendo também o desenvolvimento de uma melhor economia. Pontuemos essas vantagens:

  • Ética profissional.
  • Preservação do meio ambiente.
  • Colaboração com a natureza.
  • Mantendo boas práticas de cidadania.
  • Melhorando a qualidade de vida de seus clientes e colaboradores.



Muitas empresas de determinado setor, a partir do momento em que fizeram adoção de técnicas de reaproveitamento, começaram a perceber não só melhor distribuição e equilíbrio de matérias, mas também conseguiram abrir o campo de visão para outras áreas e unidades de negócio e comércio, surgindo até mesmo novas empresas no setor de sustentabilidade, onde madeiras, móveis e outros utensílios que poderiam ser descartados, passam a ser reutilizados e transformados com criatividade e beleza, dando novas funções e servindo como artigos de decoração, até mesmo para as classes mais altas.

Finalizando sobre essa conscientização empresarial, Gro Brundtland disse certa vez:

“É preciso que a economia humana seja capaz de suprir as necessidades das gerações presentes, sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.”


QUER INSERIR EM SUA EMPRESA UM PENSAMENTO SUSTENTÁVEL?

ENTRE EM CONTATO CONOSCO E CONSULTE SOLUÇÕES!

Back to Top